Quem não se comunica...

Você tem se comunicado bem? Comunicar não é simplesmente falar. Você realmente está comunicando com eficácia quando a informação que você dispara é compreendida com clareza pela outra pessoa. O processo da comunicação nos acompanha em plena evolução desde o ventre materno, passando pelos choros de bebê, atravessando toda a infância, até chegar à fase adulta onde nos deparamos com as constantes avaliações voluntárias ou involuntárias que surgirão para mostrar se estamos comunicando bem.

Eu comungo da idéia de que comunicar é uma arte. E comunicar não é só uma tarefa da fala ou da voz. Gestos, olhares, atitudes, perfumes, entre outros, são elementos que também comunicam. Tomando nossa casa como exemplo, como andam as coisas por lá quando o assunto é a comunicação? Você tem comunicado com eficácia? Lembre-se de todos os elementos que contemplam a comunicação na sua verdadeira essência. Muitas vezes, preferimos apostar no fim de um relacionamento ao invés de avaliarmos a qualidade da comunicação entre as partes. Sem a boa comunicação não há convívio que resista. Se você fala A e a outra pessoa entende B, tem algo que deve ser corrigido e que mostrará à vocês que a solução de problemas históricos estava bem mais próxima do que ambos imaginavam. Aqui vai uma dica para uma leitura interessante para casais com problemas de comunicação: AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, de Gary Chapman. No livro o autor aborda a comunicação como a chave do sucesso de um relacionamento valorizando todos os seus elementos e possibilidades.  Em tempos de “50 tons de cinza”, vale apostar na fórmula apontada pelo autor desse livro que trata das seguintes linguagens do amor: 1ª Palavras de Afirmação, 2ª Qualidade de Tempo, 3ª Receber Presentes, 4ª Formas de Servir e 5ª Toque Físico.

Para se ter uma idéia da importância da comunicação para o sucesso de um relacionamento, o psicólogo Marshall Rosenberg, Porta-Voz Mundial da Comunicação Não-Violenta, escreveu: “A boa comunicação entre as pessoas é a arma mais eficaz para disseminar a paz”. E essa comunicação deve partir de nós e assim passamos a ser definitivamente os responsáveis pela forma como nos comunicamos.

Nas empresas, a comunicação é uma arma que pode ser usada contra ou a favor da equipe, das idéias, dos produtos e serviços. Em especial, a boa comunicação interna pode ser determinante para a celebração das conquistas e objetivos almejados. Equivocadamente, líderes e liderados, muitas vezes apostam, exclusivamente, no conhecimento técnico e acabam deixando de se comunicar. A conseqüência dessa decisão é trágica.

Mas, como comunicar com qualidade no mundo profissional?

Organizar as ideias, estruturar o pensamento, enfrentar a timidez, trabalhar voz e expressões corporais. Esses são alguns dos fatores que devem compor um processo de comunicação de qualidade. No meio corporativo, falar em público e saber se expressar de forma clara e objetiva tornou-se competência essencial, independentemente do cargo ocupado ou ramo de atividade. Uma comunicação bem executada mostra a capacidade de apresentar ideias, seja para uma pessoa ou para uma multidão. O processo de comunicação determina a qualidade dos relacionamentos que o homem desenvolve em sua vida, principalmente, como profissional, seja se relacionando com colaboradores, superiores, fornecedores ou clientes.

No próximo artigo voltarei a abordar o tema “Comunicação Interna nas empresas”.

Um ano novo abençoado para você e sua família.

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